top of page

Fonoaudiologia

Comunicação humana

A Fonoaudiologia é uma ciência dentro da área da saúde que tem como principal objeto o estudo da comunicação humana.

Conforme a Lei Federal 6965/81, que regulamenta a profissão, o Fonoaudiólogo é um profissional que atua de forma autônoma e independente, nas funções desempenhadas nos setores público e privadas.

Exerce atividades de prevenção, avaliação(conduta e prognóstico e diagnóstico) terapias fonoaudiológicas (habilitação e reabilitação), encaminhamentos para outros profissionais se necessário, monitoramento, aperfeiçoamento e aprimoramento dos aspectos fonoaudiológicos nas áreas da função auditiva periférica e central, vestibular, linguagem oral e escrita, sistema miofuncional orofacial e deglutição bem como dos padrões da fala, fluência e da voz.

ÁREAS DA FONOAUDIOLOGIA

Linguagem
O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a avaliar, emitir pareceres, orientar pais, familiares e cuidadores, quanto aos aspectos relacionados à aquisição, desenvolvimento e distúrbios da linguagem oral e escrita, funções cognitivas realizando terapia fonoaudiológica nas alterações como: desvios fonológicos (trocas na fala), gagueira, dislexia (leitura), afasias (dificuldade nas habilidades lingüísticas), dentre outros.

Audição
O fonoaudiólogo realiza a avaliação audiológica, emitindo laudos dos seguintes exames: audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica, emissões otoacústicas, avaliação comportamental, potenciais auditivos evocados, avaliação vestibular e avaliação do processamento auditivo. Realiza também a reabilitação auditiva através da seleção, indicação e adaptação de aparelhos auditivos, programação do implante coclear e reabilitação vestibular.

Voz:
Atua na prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal, e no aperfeiçoamento e estética vocal, principalmente dos profissionais da voz, como cantores, atores, professores, locutores, telefonistas, etc.

Motricidade orofacial:
O fonoaudiólogo está habilitado a trabalhar a musculatura da face, da boca e da língua. Nesta área, a atuação pode ter objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.

Áreas de Atuação:

- Unidades básicas de saúde;

- Ambulatórios de especialidades;

- Consultórios;

- Clínicas;

- Hospitais e maternidades;

- Creches e berçários;

- Escolas;

- Prefeituras;

- Home Care;

- Asilos e casas de saúde;

- Escolas regulares e especiais;

- Instituições de Ensino Superior (Graduação e Pós-graduação)

- Empresas (consultorias, indústrias, centros auditivos, empresas de telemarketing)

- Meios de comunicação;

- Associações;

- ONGs.

Fonte:
- Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul (Crefono7).
- Conselho Federal de Fonoaudiologia
           Áreas de Competência do Fonoaudiólogo no Brasil - DOC. OFICIAL 2ª EDIÇÃO- MARÇO DE 2007, CFFa.
           EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO FONOAUDIÓLOGO http://www.fonoaudiologia.org.br/discovirtual/pubdownload/epdo1.pdf

Fonoaudiologia: Nossos serviços
bottom of page