Prof. Dr. Lucio A. Castagno
Dra. Octavia C. Castagno
Dr. Leandro F. Jaenisch
(53) 3223-0555
(53) 3026-2555
(53) 98157 3789
Histórico
Superando expectativas com cada um dos pacientes
Fundada em dezembro de 1957 pelo Dr. Sydney Castagno, que então retornava a Pelotas após formação e especialização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dedicando-se ao atendimento de pacientes com enfermidades de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Inicialmente foi instalada em salas no Edifício Princesa do Sul no centro de Pelotas. Em 1963 mudou-se para o Edifício Alcides Castagno, localizado na Rua Anchieta 2112, e especialmente construído para abrigar uma clínica médica especializada, com uma concepção inovadora para a época: clínica em prédio de três andares, com instalações para cirurgia ambulatorial e “day surgery” para procedimentos cirúrgicos menores. Desde aquela época os procedimentos cirúrgicos maiores são realizados no Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência nesta cidade. O Dr. Sydney foi um dos pioneiros no uso do microscópio cirúrgico em cirurgias de ouvido e laringe em nosso estado, e fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, sendo o primeiro professor-titular da disciplina de otorrinolaringologia. Em 1977 tornou-se Livre-Docente em Otorrinolaringologia¹ e em 1996 Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas.
Em 1963, o Dr. Ivano Marques da Rocha, começou a trabalhar no setor de otorrinolaringologia desta Clínica, aonde permaneceu por dois anos e após fundou a “Clínica da Face” em Pelotas.
Em 1969, o Dr. Roger L. Castagno, irmão do Dr. Sydney, graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas e passou a clinicar na Clínica dr. Castagno; em 2008 fundou outro serviço (“Instituto Roger Castagno”) e em 2012 mudou-se e vendeu sua participação no prédio aonde está instalada a Clínica dr. Castagno.
Em 1981 a Clínica mudou-se para o prédio atual, situado a Rua General Osório 1585, que apresenta instalações mais amplas e também com concepções inovadoras para a prática e ensino da medicina: salas para diversos exames complementares e auditório.
Dr. Sydney Castagno inaugura placa comemorativa aos 50 anos da Clínica dr. Castagno em dezembro de 2007.
O Dr. Lucio A. Castagno, filho do Dr. Sydney, graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas em 1982, com estágios de graduação no University of Miami Medical Center (EUA), e após pós-graduação em otorrinolaringologia no Minnesota Ear Head & Neck Clinic (Minneapolis, EUA) e no Centre Hospitalier Régional de Bordeaux (França), retornou para aqui trabalhar. É especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Conselho Federal de Medicina desde 1988. É cirurgião otorrinolaringologista do Hospital de Beneficência Portuguesa de Pelotas. O Dr. Lucio foi um dos pioneiros na utilização da endoscopia naso-sinusal em nosso estado²³; foi também responsável pelo desenvolvimento de sistemas computadorizados de eletronistagmografia e vectonistagmografia utilizados na investigação de distúrbios do labirinto, únicos no Brasil em 1994, juntamente com a Universidade Católica de Pelotas e a empresa Contronic Sistemas Automáticos Ltda45 (www.contronic.com.br). Em 1999 apresentou dissertação de mestrado6 em cirurgia/otorrinolaringologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em 2003 concluiu sua tese de doutorado7 também na UFRGS. Em 2006 foi admitido como Professor Adjunto de Otorrinolaringologia na Universidade Federal de Pelotas, e em 2009 na Universidade Católica de Pelotas, Membro para o Equilibrium Comittee da American Academy of Otolaryngology, Alexandria, USA, 2014 a 2016.
A Dra. Maria Lucia Carvalhal, médica oftalmologista, que em 1989 fundou a Clínica Oto-oftalmológica Ltda em Pelotas, em 2012 mudou-se para essa Clínica trazendo uma grande experiência em clínica e cirurgia de olhos, particularmente em doenças de retina e laserterapia. Foram anos maravilhosos. Para choque e profundo sentimento de todos nós faleceu precocemente deixando seu esposo, Dr. Lucio, e sua filha Octavia. Com a aposentadoria do Dr. Sydney aos 85 anos e o falecimento da Dra. Maria Lucia, o setor de oftalmologia da Clínica Dr. Castagno foi desativado depois de cinco décadas de atendimento.
Dr. Sydney Castagno faleceu em casa em maio de 2020, aos 91 anos, deixando muita saudade e exemplos.
Desde a fundação mais de 150 mil pacientes foram atendidos nesta Clínica, bem como diversos alunos das Faculdades de Medicinas locais participaram de atividades de ensino em nossas instalações.
Em março de 2022 passaram a integrar o corpo clínico desta Clinica a Dra. Octavia Carvalhal Castagno, otorrinolaringologista, com especialização em otorrinolaringologia pediátrica e via aérea pediátrica; e seu esposo, Dr. Leandro Ferretto Jaenisch, também otorrinolaringologista com especialização em otologia e implante coclear.” São a terceira geração de médicos em nossas seis décadas de existência.
1 - Castagno S. Contribuição ao Estudo Clínico do Aparelho Vestibular - Simplificação da Prova Calórica de Fitzgerald & Hallpike. Tese de Livre Docência apresentada a Universidade Federal de Pelotas, 1977.
2 - Castagno LA. Endoscopia nasal na clínica otorrinolaringológica. Rev Bras Otorrinolaringol 53 (3): 181-185, 1993.
3 - Castagno LA. Endoscopia na avaliação de enfermidades naso-sinusais. Rev AMRIGS 37 (3): 215-219, 1993.
4 - Castagno LA et al. Eletronistagmografia computadorizada na investigação dos distúrbios do equilíbrio. Acta AWHO 13(2): 42-52, 1994.
5 - Castagno LA, Tavares M, Cava R et al. Eletronistagmografia computadorizada: O novo sistema de aquisição de dados "ENGc UCPEL/CASTAGNO. Rev Bras Otorrinolaringol 59 (4): 263-268, 1993.
6 - Castagno LA, Lavinsky L. Otitis media in children: seasonal changes and socioeconomic level. Int J Pediatr Otorhinolaryngol 62(2):129-34 2002.
7 - Castagno LA, Lavinsky L. Tympanic membrane healing in myringotomies performed with argon laser or microknife: an experimental study in rats. Rev. Bras. Otorrinolaringol 72(6), 2006.